13 setembro 2015

sintomas de gravidez

Primeiros sintomas de gravidez

sintomas de gravidez, gravidez sintomas

Ah esse é o momento mais esperado depois que passa o periodo fertil e nós tentantes somos tão ansiosas que queremos saber se o ciclo deu certo antes mesmo do atraso. Vamos saber então quais são esses sintomas que quando começamos a sentir qualquer coisinha já queremos saber se é um sintoma.


Descobrir a gestação logo no inicio fará com que você inicie logo seu pré natal, os primeiros sintomas surgem geralmente depois três semanas após a fecundação do ovulo em alguns casos raros os sintomas podem começar a partir do 6 dia após a fecundação. 

Já dizendo que os sintomas não os mesmos para todas as mulheres, os sinais podem varias de gestação para gestação para quem ja tem filhos e também na intensidade e duração. Os primeiros sintomas de gravidez como a maioria já sabe podem ser parecidos com os da tpm a famosa tensão pré menstrual por isso fiquem atentas aos sinais e só considerem os sintomas como de uma possivel gravidez depois do atraso.

1 º Nidação

Depois de fecundado o ovulo faz um percurso pelas trompas até o utero e se implanta na parede do utero entre 6 a 12 dias, está implantação pode causar um pequeno sangramento um pouco antes do dia que deveria vir a menstruação é um sangue que vem em pequena quantidade e pode durar até 3 dias. Esse sangramento pode ser muitas vezes confundido com  menstruação por isso atente-se !!

Mais de 20% das gestantes tem algum tipo de sangramento no primeiro trimestre da gestação. a nidação

2 º Atraso menstrual

Esse é um sinal classico da gravidez, é a partir desse sintoma que começa a pintar uma duvida na cabeça das mulheres. Mas para aquelas que tem ciclos muito irregulares identificar o atraso não é uma tarefa facil. Mas a menstruação para a infelicidade das tentantes pode atrasar por varios outros motivos alguns deles são: troca de anticoncepcional, alterações do peso, infecções, estresse, cansaço... E ansiedade demais pela vinda ou não vinda da menstruação pode fazer com que ela atrase.

3 º Dor abdominal ou cólicas

A junção desses dois primeiros sintomas é que mais pode confundir a mulher pois ela pode achar que está realmente menstruando, Durante toda a gestação o útero sofre alterações de tamanho causando um desconforto por isso a mulher tem cólicas. Com o avanço da gravidez leves contrações uterinas se tornam comum porque o útero está em treinamento para quando chegar a hora do parto, também é muito comum uma sensação de peso no pé da barriga.

4 º dor nas mamas e aumento dos seios

A sensibilidade nos seios e a sensação de inchaço também é um sintoma muito comum na gravidez,As vezes ações do cotidiano como vestir um sutiã pode virar um incomodo. No começo da gravidez a mulher pode perceber o aumento dos seios que pode ocorrer com uma ou duas semanas de gestação. 

O aumento das mamas é uma preparação para a amamentação que vira meses depois, esse sintoma em algumas mulheres pode acontecer nas primeiras semanas da gestção já em outras pode acontecer bem mais pra frente.

Além da dor e do aumento nos seios, é comum ocorrer o escurecimento dos mamilos e as veias ficam mais evidentes ao redor dos seios. 

OBS: conversando com algumas gravidinhas pude perceber que esses sintomas não são realmente uma regra pois muitas delas delas relataram que o escurecimento das mamas aconteceu depois de um bom tempo de gestação algumas relataram que não sentiram dor nos seios a gravidez inteira, então não é uma regra se sua amiga está gravida e está com alguns sintomas não quer dizer que você terá os mesmos sintomas !

5 º Náuseas e vômitos

Vômitos e náuseas geralmente começam entre a 6ª e a 12ª semana da gestação, entretanto existem algumas mulheres que começam a ter esses sintomas logo no inicio da gestação. Isso muda de acordo com cada mulher, esses sintomas tendem a desaparecer no segundo trimestres existem casos de que os enjoos são tão fortes que a mulher não consegue nem se alimentar.

6 º Prisão de ventre

O aumento da progesterona na gravidez faz com que alguns órgãos fiquem relaxados, isso acontece para ajudar na expansão do utero. Um dos órgãos que sofre com isso são os intestinos tendo mais dificuldade de deixar trânsito normal. Esse é com certeza um dos sintomas menos comentado !!

7 º sono e cansaço excessivo

Este sintoma pode surgir já na primeira semana de gravidez a mulher sente um cansaço incomparável de que muitas ao lavar uma louça chegue a serve exaustivo, o sono tão grande de alguma gravidas até tirarem cochilos em pé você terá mais dificuldade para acordar cedo e irá dormir com as galinhas rs como dizem. 

Isso tudo acontece por conta de alterações hormonais que estão acontecendo principalmente da progesterona que atua nos sistemas respiratórios, nervosos e cardiovascular. O cansaço também aparece no inicio da gravidez desaparecendo no segundo trimestre mas retorna quando o bebe já está grande e pesado no final da gestação.

8 º Vontade de urinar frequentemente

Sabe aquela vontade imensa de urinar no meio da madrugada ? então é o que acontece a partir de seis semanas de gestação, nas primeiras semanas isso acontece porque a bexiga reduz sua capacidade de esvaziar. Esse sintoma ocorre precocemente e atinge 100% das gravidas. Infelizmente esse sintoma dura até o final da gestação.

9 º tonturas

É um daqueles sintomas que sempre vemos em uma mulher quando fica gravida nos filmes e novelas. Os hormonios da gravidez podem provocar tonturas, anemia, queda da pressão arterial, redução de niveis de açucar no sangue, aumento da frequência respiratória... 

10 º Desejos Alimentares

Os famosos desejos de gestantes rs esse também é muito famoso. Do mesmo jeito que podem surgir desejos por certas comidas podem surgir aversões a cheiros e comidas, aquela lasanha que você amava antes de engravidar pode te fazer vomitar durante a gestação.

Na gestação também ocorre uma mudança no paladar das gravidas aquele brigadeiro que você ama pode ficar extremamente doce durante a gestação, sentir um gosto de metal na boca sem nenhum motivo também é outro sintoma.

11 º Aversões a cheiros fortes

Assim como alguns alimentos podem causar enjoos cheiros fortes também, mesmo que de comidas como de um molho de salsicha cozinhando ou de um perfume preferido seu ou de seu marido. Odores como fumaça de cigarro, produtos de limpeza, álcool e etc ...

Na gestação ocorre uma sensibilidade maior do olfato, a gestante pode sentir cheiro de um bolo de chocolate a quilômetros de distância. 

12 º Dor lombar 

Esse é um sintoma comum no final da gestação porem pode surgir precocemente pois a progesterona causa um relaxamento da musculatura e dos ligamentos de muitas partes do corpo incluindo costas e abdômen.

13 º Corrimento vaginal

A intensificação ou o surgimento de um corrimento na gestação é super normal, Geralmente esse corrimento é igual ao corrimento fisiológico da mulher sendo leitoso, espesso ou transparente e sem odor.

14 º Gases

Algumas mulheres sofrem com esse sintoma constrangedor e embaraçoso, os gases intestinais. A gravda tem uma necessidade de arrotar e soltar flatos "pum".

Esses sintomas podem variar de acordo com cada mulher, algumas podem ter um ou dois sintomas outras podem ter quase todos eles e há aquelas que não tenham nenhum e mesmo assim estão gravidas. Esse post não serve para detectar ou descartar uma gestação somente um exame pode dizer se você está ou não gravida. Espero que tenham gostado do post um grande beijo a todas !!! 

Nota: Procure conversar com outras gravidas sobre os sintomas de cada uma delas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

 renata massa