24 setembro 2015

Ovários Policísticos (SOP)

ovarios policisticos, sop, tratamentos, causas

A Sop, é a abreviação de sindrome dos ovários policisticos. Sindrome dos ovários policisticos é um disturbio que meche com o processo normal da ovulação que leva a formação de cistos. O aparecimento de cistos no momento da ovulação é normal pois ele desaparecem de acordo com cada ciclo menstrual, já nas mulheres com SOP esses cistos permanecem ali modificando a estrutura ovariana e fazendo com que o órgão fique bem maior do que o normal. A mulher com SOP ovula bem menos que o normal e geralmente tem ciclos irregulares, a SOP afeta 20% das mulheres durante a fase reprodutiva. O disturbio pode levar a secreção de hormonios masculinos. 


Origem

As causas do disturbio que gera a SOP não são conhecidas, mas ela tem origem genética o que quer dizer que irmãs ou filhas de uma mulher portadora da sindrome dos ovarios policisticos tem 50% de chances de desenvolve-la. 

Sintomas e Sinais

Dificuldade para engravidar, ciclos irregulares e menor frequencia de ovulação podem ser sintomas comuns da sindrome dos ovarios policisticos, esse disturbio favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares, do diabetes tipo 2 e obesidades.

Excesso de hormonios masculinos, sinais:

- Crescimento anormal de pelos no buço, seios, queixo e baixo ventre.
- Aumento da oleosidade da pele consequentemente o aparecimento de cravos e espinhas.
- Aumento de peso
- Queda de cabelo
- manchas na pele principalmente nas axilas e atras do pescoço

Tratamentos

Pode ser controlada com medicamentos, estes que variam de acordo com os sintomas e complicações da paciente. Utilização de anticoncepcionais (pilulas), aneis vaginais, protegem os ovarios contra a formação de microcistos e diminui os niveis de hormonios masculinos  e da insulina, mulheres que querem engravidar devem fazer o uso de anticoncepcionais hormonais no primeiro momento do tratamento para regular a menstruação. 

Ao suspender o uso de anticoncepcionais apos a regularização dos ciclos aumenta a chance de ovulação e gravidez, outra forma de aumentar as chances de gravidez é usando produtos indutores de ovulação quando a mulher com SOP apresenta niveis altos de insulina os medicos usam medicamentos para reduzir a produção dessa substancia.

Pode-se tambem fazer a manutenção de dietas leves junto com exercicios fisicos que favorecem a todas as portadoras de SOP.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

 renata massa