29 setembro 2015

infertilidade masculina


A infertilidade atinge 15% dos casais 

infertilidade masculina, tratamentos, causas, sintomas

A infertilidade conjugal só é dada após 1 ano de tentativas sem sucessos, mais claro que existem situações que esse tempo deve ser menor por exemplo quando a mulher tem 35 anos ou mais deve procurar ajuda medica após 6 meses de tentativas sem sucesso. Outro exemplo é quando existem uma suspeita sobre o casal de alteração inicial como endometriose, menstruações irregulares, laqueadura tubária, vasectomia, gestação ectópica anterior, infecção pélvica previa e síndrome dos ovários policísticos (sop).


A infertilidade atinge 15% dos casais, as etapas do processo reprodutivo tem que estar em ótimo estado para que aconteça uma gravidez,  cerca de 20% dos casais apresentará problemas tanto no homem quanto na mulher, 10% dos casais não tem uma causa clara para explicar a infertilidade.

Causas

º Problemas na formação, no transporte ou ejaculação dos espermatozoides

A função do sistema reprodutor do homem é produzir e transportar os espermatozoides, alterações nesse sistema pode trazer a redução da quantidade, movimentação, forma e a capacidade de fertilização dos espermatozoides. Algumas das principais causas para explicar esse problema são: processos infecciosos, varicocele, fatores genéticos, exposição a toxinas, obstrução dos ductos de transporte, alterações hormonais. A maioria dos homens que tem alteração no sêmen não tem qualquer motivo identificável que explique a causa.

As infecções levam á um processo de inflamação que pode prejudicar a produção de espermatozoides ou levar ao aumento de estresse oxidativo, varias toxinas podem levar ao comprometimento definitivo ou temporário da produção de espermatozoides. As principais são: medicamentos usados em radiação, calor, quimioterapia ou hormônios exógenos; alterações genéticas devem explicar a insuficiência testicular. A principal causa da obstrução dos ductos transportadores é a vasectomia.

A varicocele é a presença de veias no escroto, muitos homens apresentam algum grau de varicocele mais quando esse grau está elevado resulta em aumento da temperatura e aumento de substancias toxicas nessa região, assim prejudicando a produção de espermatozoides. Outros sintomas é a sensação de peso e dor na região.

º Não deixar para engravidar tarde
º Doenças sexualmente transmissíveis: prevenir e tratar
º Evitar baixo peso ou obesidade
º Pare de fumar pois cigarro reduz a fertilidade

Tratamentos

Existem orientações para qualquer casal que queira engravidar, fazer exames ante-natais como: sorologias para hepatite B e C, HIV, Sífilis e rubéola. Para prevenir malformações é indicada a suplementação com ácido fólico para a mulher, deve-se orientar o casal a manter hábitos saudáveis de vida, em caso de tabagismo tentar parar e manter o peso adequado. Após o diagnostico da causa da infertilidade inicia-se o processo de tratamento que pode ser através de procedimentos clinicos ou cirurgias, para fins didaticos as tecnicas de reprodução humana são: a relação sexual programada, inseminação utra uterina e a FIV. 

Em algumas situações a mais opções de tratamentos mais á alguns fatores que determinam a escolha do tratamento: idade da mulher, fatores associados, desejo do casal e tempo de infertilidade.

Bom esse foi um post explicativo sobre a infertilidade masculina e cada tratamento.

bjinhos ...









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

 renata massa